segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mas como?

Quando iniciei minha recuperação de um AVC ocorrido em julho de 2007, meus familiares buscaram alternativas para eu poder me comunicar, pois havia perdido todos movimento e fala. Estava totalmente consciente e necessitava uma maneira de interagir com o mundo, como os primeiros movimentos que recuperei foram da cabeça e já tinha domínio de computador, pois sou analista de sistemas, adquirimos um equipamento, até hoje existe um similar gratuito em http://robotica.udl.es, por ter um equipamento específico para acessar o computador, não testei esse.

Vou explicar como faço pra a acessar o computador. Existe uma câmera do tamanho de uma webcam que fica apontada para um adesivo reflexivo que fica colado na minha testa, essa câmera capta os movimentos do adesivo e movimenta o cursor. Agora só falta explicar como faço para clicar no quando quero. Bom, para clicar tenho um outro programa que identifica quando paro em um lugar por alguns instantes, assim levo o cursor até onde eu quero e paro, quando o cursor fica parado em um lugar ele clica.

Assim consigo fazer tudo que é possível se fazer com um com computador, com ajuda de um teclado virtual redijo documentos, e-mails e planilhas, navego na internet e me comunico com MSN, Googletalk e Skype. Enfim, tenho acesso total ao computador.


e-mail: jcfuchs@gmail.com
msn: julio.fuchs@hotmail.com

Nenhum comentário: